A Apple planeja atualizar toda a sua linha de AirPods este ano, de uma forma ou de outra, com uma combinação de lançamentos de novos modelos e futuras atualizações de software para os dispositivos existentes.
Se você está aguardando a próxima geração de AirPods ou AirPods Max, ou apenas quer saber quais novos recursos estão a caminho para seus fones de ouvido atuais, continue lendo para saber tudo o que esperar.
AirPods
Espera-se que os AirPods de quarta geração cheguem no final de 2024, e a Apple planeja lançar duas versões com preços diferentes. Ambos os modelos terão um visual reformulado, incluindo uma porta USB-C em vez de uma porta Lightning, hastes mais curtas semelhantes às do AirPods Pro, além de um ajuste atualizado e qualidade de áudio aprimorada.
Espera-se que a versão mais sofisticada inclua o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC), tornando o ANC disponível em uma faixa de preço mais baixa pela primeira vez. Também é provável que eles tenham um alto-falante no estojo de carregamento que pode reproduzir um som para o rastreamento de localização do Find My. Esse modelo será mais acessível do que o AirPods Pro, mas não incluirá recursos como pontas de ouvido de silicone.
Os AirPods de próxima geração provavelmente incluirão o chip H2, presente nos AirPods Pro de segunda geração. Atualmente, os AirPods de segunda e terceira geração utilizam o chip H1. O chip H2, junto com a conectividade Bluetooth 5.3, oferece conexões mais rápidas e confiáveis com acessórios Bluetooth e melhora a eficiência energética, o que pode aumentar a vida útil da bateria.
A Apple afirma que o chip H2 proporciona uma “experiência acústica excepcional” quando combinado com um novo driver de áudio de baixa distorção e um amplificador personalizado nos AirPods Pro. Os AirPods Pro oferecem graves mais ricos e som mais nítido em uma faixa mais ampla de frequências, em parte devido aos aprimoramentos de áudio computacional facilitados pelo chip H2, portanto, parece muito provável que aprimoramentos semelhantes venham para os AirPods de quarta geração.
O lançamento dos dois modelos do AirPods 4 está previsto para setembro ou outubro de 2024, quando os atuais AirPods 2 e AirPods 3 também serão descontinuados.
AirPods Pro
A próxima atualização do iOS 18 da Apple apresenta vários aprimoramentos para os atuais AirPods Pro de segunda geração, aproveitando o aprendizado de máquina e a IA. Novos gestos com a cabeça permitirão que os usuários controlem os AirPods Pro com as mãos livres – acenando com a cabeça para atender a uma chamada ou balançando a cabeça para recusar. As interações com a Siri também permitirão o gerenciamento de chamadas, mensagens e notificações com as mãos livres, sem precisar falar.
O iOS 18 adiciona o Isolamento de Voz ao AirPods Pro, melhorando a clareza da chamada ao filtrar o ruído de fundo e focar em sua voz, semelhante a um recurso existente no iPhone. Além disso, o recurso Adaptive Audio, que ajusta o cancelamento de som e ruído com base no ambiente, agora oferecerá uma configuração personalizável para um controle mais preciso.
De acordo com a Apple, os AirPods Pro oferecem a melhor latência de áudio sem fio de todos os tempos para jogos em dispositivos móveis, graças aos aprimoramentos do iOS 18. A latência aprimorada significa que você verá pouco ou nenhum atraso ao realizar uma ação no jogo e ouvir o som resultante, proporcionando uma experiência mais ágil.
Por fim, o iOS 18 introduzirá um “modo de aparelho auditivo” nos AirPods Pro. Embora eles já tenham um recurso Conversation Boost, essa atualização os posiciona ainda mais como um possível dispositivo de aparelho auditivo.
Espera-se que a Apple apresente um AirPods Pro de terceira geração redesenhado em 2025, com design refinado e melhor qualidade de áudio, além de um processador mais rápido.
AirPods Max
Os AirPods Max são os produtos AirPods de geração atual mais antigos ainda na linha da Apple. Já se passaram mais de três anos desde que a Apple lançou o AirPods Max em dezembro de 2020, e só recentemente começamos a ouvir rumores sobre os planos da Apple para um modelo de nova geração que está chegando no final deste ano.
A Apple substituirá a porta Lightning dos AirPods Max 2 por USB-C, garantindo conformidade com as regulamentações europeias e trazendo maior consistência à linha de AirPods. Além disso, incluirá um cabo de carregamento USB-C para USB-C e oferecerá um cabo acessório de áudio USB-C para 3,5 mm para conexão com portas de áudio tradicionais.
A especificação Bluetooth 5.3 já está presente nos AirPods Pro 2, na linha do iPhone 15 e nos modelos mais recentes do Apple Watch. Todos os modelos de Mac lançados em 2023 também suportam essa especificação. Assim, é praticamente certo que os AirPods Max de segunda geração também incluirão o padrão Bluetooth mais recente.
A Apple deve oferecer os AirPods Max de segunda geração em novas cores, embora ainda não tenha revelado quais serão. Atualmente, os AirPods Max estão disponíveis em cinza espacial, prata, verde, azul celeste e rosa, com a possibilidade de combinar diferentes cores usando as almofadas de ouvido intercambiáveis.
Embora ainda não haja rumores confirmando que os AirPods Max 2 terão o chip H2, é razoável esperar que a Apple o inclua. O chip H2, desenvolvido pela Apple, aprimora o áudio computacional para melhorar a qualidade do som nos AirPods Pro atuais e aumenta a eficiência energética, prolongando a vida útil da bateria. Sem o chip H2, os AirPods Max perderiam os recursos de Áudio Adaptativo, incluindo Volume Personalizado e Reconhecimento de Conversação.
Disponível para todos os modelos de AirPods
O áudio espacial personalizado é um recurso que já existe para filmes, programas de TV e música. Ele usa a câmera TrueDepth do iPhone para escanear seu rosto e suas orelhas, desenvolvendo um perfil pessoal que personaliza o áudio espacial para você.
Com o iOS 18, a Apple está expandindo o áudio espacial personalizado para jogos, com o objetivo de proporcionar um som mais envolvente para os jogos. O áudio espacial personalizado para jogos será compatível com os AirPods 3 e 4, AirPods Pro e AirPods Max.