Rumores do iPhone Flip: O iPhone Dobrável da Apple

O iPhone Fold pode receber mais atenção como um futuro smartphone dobrável, mas dizem que a Apple está trabalhando em uma segunda opção. Isso é o que pode estar reservado para o iPhone Flip.

O mercado de smartphones tem uma série de dispositivos dobráveis ​​à venda, incluindo os smartphones Galaxy Fold e Galaxy Z Flip da Samsung . Enquanto outros grandes rivais no mercado enviaram alguma forma de smartphone dobrável, a Apple ainda não o fez.

Há alguns rumores sobre o iPhone Fold, com rumores de que ele será um iPhone de tela grande que pode abrir como um livro para revelar uma tela grande. Mas também há outra opção.

Em vez do iPhone Fold estilo livro, houve algumas conversas sobre um modelo ainda menor, chamado de iPhone Flip. Desta vez, ele se pareceria com um iPhone bastante padrão quando aberto, mas pode ser dobrado ao meio, então ocupa ainda menos espaço quando fechado.

Foi isso que surgiu nos rumores sobre o lendário telefone flip.

Prototipagem do iPhone Flip

Embora os rumores sobre o iPhone Fold sejam abundantes, não é provável que ele seja o único smartphone com capacidades articuladas em desenvolvimento. De fato, o boato acha que há mais em andamento.

Em fevereiro, um relatório alegou que a Apple havia contatado pelo menos um fabricante sobre componentes para dois iPhones dobráveis ​​de tamanhos diferentes. Como o iPhone Fold de tela maior contaria como um, é lógico supor que o segundo seria um modelo menor.

Esta variante menor seria, portanto, logicamente, o iPhone Flip.

O iPhone Flip pode ser bem próximo de ser um telefone flip por natureza. Exceto que tem uma tela grande.
O iPhone Flip pode ser bem próximo de ser um telefone flip por natureza. Exceto que tem uma tela grande.

É quase certo que a Apple tenha feito alguns protótipos em dispositivos dobráveis ​​por um bom tempo. As inúmeras patentes sobre o tópico são uma indicação de que ela considerou seriamente o conceito.

iPhone Flip ganha codinome e dobra vertical

Um relatório de julho insistiu que a Apple estava trabalhando em outro iPhone dobrável que não é o iPhone Fold. Com o codinome “v68”, o modelo compartilhava o design básico do iPhone de uma tela longa e estreita.

O Flip é descrito como uma dobra de cima para baixo, o que seria similar em função ao Samsung Galaxy Flip. Ou seja, a metade superior se dobrará sobre a metade inferior.

Isso poderia dar ao iPhone Flip recursos semelhantes aos do Galaxy Flip, como poder ser parcialmente aberto em forma de L, de modo que metade da tela ficaria na vertical e não precisaria de um suporte para ficar visível.

Smartphone dobrado em forma de L contra um fundo gradiente azul e verde
O iPhone Flip pode ficar em pé sozinho.

O relatório acrescentou que, como era efetivamente um iPhone que se dobra ao meio, ele teria especificações aproximadamente idênticas aos modelos da geração atual.

Não está claro se haverá um display externo, como no Fold, mas pode acabar sendo um dispositivo mais fino. Como dobrá-lo ao meio pode dobrar a espessura quando fechado, a Apple pode tentar afinar o chassi para combater essa perspectiva.

A espessura fina é totalmente possível para a Apple conseguir. Espera-se que o iPhone Slim ofereça um iPhone em um corpo muito mais fino , potencialmente tão fino quanto o iPad Pro de 0,20 polegada de espessura , dado o objetivo da Apple de oferecer os dispositivos mais finos do mercado.

iPhone Flip pode chegar em 2026 ou 2027

Quanto a quando você pode esperar que o iPhone Flip realmente apareça, pode ter certeza de que levará um tempo para ser realmente lançado pela Apple.

Em junho, um relatório insistiu que a Apple lançaria dispositivos dobráveis ​​a partir de 2027, no mínimo. O relatório seguiu um rumor anterior de março que dizia que um possível lançamento no quarto trimestre de 2026 foi adiado para o início de 2027.

Em julho, os relatórios promoviam a ideia de um lançamento para um iPhone dobrável em 2026.

Close-up de um smartphone aberto com uma lente de câmera proeminente e um logotipo da Apple cinza claro visível na parte traseira.
O mecanismo de dobradiça do iPhone Flip será especialmente importante.

É perfeitamente possível que uma empresa com os recursos da Apple crie um smartphone dobrável até 2026. Dois anos é um prazo confortável para a Apple desenvolver e produzir um novo iPhone padrão.

Embora haja considerações de design que tornarão o trabalho mais difícil, ainda é um prazo plausível para lançar um novo formato do dispositivo.

Tecnologia de tela Flip do iPhone

Para tornar a tela dobrável, a Apple precisa criar um display que possa lidar com o estresse de dobrar repetidamente a mesma parte do dispositivo.

Ela vem trabalhando com parceiros da cadeia de suprimentos desde abril de 2022 para criar displays flexíveis para um iPad ou MacBook. Em maio , isso incorporou displays de iPhone também.

Em setembro daquele ano, foi relatado que a Apple havia trabalhado com a LG Display e a Samsung Display na criação de telas que não amassariam. Isso envolveu o desenvolvimento de painéis OLED híbridos combinando vidro inflexível com painéis de substrato de plástico flexível.

Smartphone dobrável com tela colorida exibindo formas abstratas, parcialmente aberta sobre um fundo azul claro.

A Apple precisa ter cuidado para não deixar a tela amassar.

A ideia de que a Apple trabalharia com seus parceiros de display no projeto faz sentido, considerando as conexões próximas da Apple com seus parceiros da cadeia de suprimentos. A ideia também é lógica, já que o plástico pode ser feito para flexionar, enquanto o vidro não.

A Apple também considerou muitas maneiras diferentes de dobrar a tela sem vincos em patentes. Mecanismos de dobradiça complicados para dar suporte à tela em seu ponto mais vulnerável foram propostos, junto com telas elásticas e outras ideias.

Seja qual for a proposta da Apple para o elemento dobrável da tela, ela certamente levará em consideração muitos problemas diferentes e possíveis soluções.

Especificações familiares do iPhone Flip

Uma área que realmente não foi tocada por rumores são as especificações potenciais do smartphone. Há uma explicação fácil para isso: é muito cedo, e a tela é a única área de foco real para o dispositivo.

A Navalha de Occam aponta para a Apple usando as mesmas especificações que os modelos Pro do iPhone tinham na época de seu lançamento. Como um novo dispositivo de nível de carro-chefe, você esperaria que as melhores especificações estivessem no que poderia ser um kit muito caro.

Smartphone dobrável com três câmeras traseiras, acabamento metálico e botões laterais em fundo escuro.
Quando dobrado, o iPhone Flip pode ser extremamente compacto, se não fino.

Quais serão essas especificações dependerá inteiramente do que a Apple pretende com sua linha principal de iPhones para 2026 ou 2027. Dois anos é muito tempo no mundo da tecnologia, então você pode esperar muitas mudanças.

A grande dúvida está nas câmeras traseiras, pois são componentes que precisam de muita profundidade. Houve propostas de que o iPhone Slim poderia ter apenas uma câmera traseira devido à sua espessura, e é totalmente possível que a Apple pudesse fazer o mesmo com o iPhone Flip.

Dito isso, não há nada que impeça a Apple de aumentar um pouco a espessura e manter uma configuração de câmera traseira tripla como os modelos Pro. Um iPhone dobrado já será mais grosso do que um corpo padrão, então adicionar alguns milímetros provavelmente não será muito problemático para um dispositivo tão inovador.

Compartilhe esta notícia

Categorias

Mac

iOS

Últimas Notícias

Notícias relacionadas