A Apple anunciou hoje que o recurso do Apple Watch para ajudar a identificar a apneia do sono já está disponível no Brasil. Após a concessão de uma licença da Agência Brasileira de Regulamentação da Saúde.
O recurso, que já está disponível em mais de 150 países e regiões, usa o acelerômetro do Apple Watch, para registrar os movimentos do pulso. Movimentos associados a interrupções nos padrões normais de respiração durante o sono.
Com base nos dados coletados, o recurso avalia todos os dias se os níveis de distúrbios respiratórios estão elevados ou não. Se durante um período de 30 dias ele determinar que a frequência dos distúrbios elevados atinge um limite, você receberá uma notificação de possível apneia do sono. A notificação não é um diagnóstico, mas fornece informações para ajudá-lo a discutir a situação com um profissional de saúde.
O algoritmo usa aprendizado de máquina treinado em dados de sono validados clinicamente, e o recurso da Apple foi validado em seu próprio estudo clínico, que constatou que 100% dos participantes do estudo que receberam um resultado positivo do algoritmo realmente tinham pelo menos apneia leve do sono.