Seu iPhone está no modo SOS? Veja como usar seu recurso de emergência para ligar automaticamente para o 190

iphone 14 pro
  • O recurso SOS de emergência do iPhone permite que você ligue rapidamente para os serviços de emergência locais.
  • O iPhone 14 introduziu dois novos recursos de segurança, Detecção de colisão e SOS de emergência via satélite.
  • Quando você faz uma chamada SOS de emergência no iPhone, ele notifica as pessoas que você definiu como “contato de emergência”.

Os smartphones modernos se esforçam de forma surpreendente para garantir que você sempre possa ligar para os serviços de emergência, independentemente da situação, como, por exemplo, quando uma queda de energia atinge a rede do seu provedor de serviços.

Por exemplo: Se você possui um iPhone, tem acesso ao Modo SOS e ao recurso SOS de Emergência, que pode conectá-lo a serviços de emergência locais sem precisar de acesso a Wi-Fi ou a uma rede celular, e até mesmo chamar automaticamente os socorristas se você não conseguir se mover.

Veja como o SOS de Emergência funciona e como usá-lo. Também mostraremos como facilitar o acesso a ele.

Como usar o SOS de emergência em seu iPhone

Quando ativado, o recurso Emergency SOS liga imediatamente para os serviços de emergência locais (geralmente o 911, se você estiver nos EUA). Você não precisa ter um cartão SIM no iPhone e, na maioria dos casos, não precisa nem mesmo ter um sinal de celular reconhecível.

A maneira mais fácil de ativar o SOS de emergência é manter pressionado o botão de bloqueio do iPhone e um dos botões de volume. Depois de um momento, três controles deslizantes aparecerão – deslize o dedo para a direita no controle deslizante Chamada de emergência para fazer uma chamada.

Importante: se você estiver usando um iPhone 7 ou mais antigo, poderá encontrar esses controles deslizantes pressionando rapidamente o botão Bloquear cinco vezes.

Swipe the “Emergency Call” slider to the right. Apple; William Antonelli/Insider

Se você tiver um iPhone 8 ou mais recente, há duas outras maneiras de ativar o SOS de emergência. Mas antes de poder usá-las, você precisará ativá-las.

Abra o aplicativo Configurações e role para baixo até tocar em SOS de emergência. Aqui você pode alternar entre Chamada em espera e Chamada com 5 toques.

  • Chamar em espera permite ativar o SOS de emergência mantendo pressionados os botões Bloquear e Volume. Ao fazer isso, os controles deslizantes aparecerão como antes, mas você pode continuar segurando os botões para ligar para os serviços de emergência.

  • Chamar com 5 toques permite ativar o SOS de emergência pressionando rapidamente o botão Bloquear cinco vezes.

Se você usar qualquer um desses dois acionadores extras do SOS de Emergência, o iPhone tocará e piscará por alguns segundos antes de fazer a chamada para que você saiba que ela está acontecendo. Se você o ativou por engano, poderá usar esses segundos para cancelar a chamada.

Você pode escolher como deseja acessar o SOS de Emergência. Apple; William Antonelli/Insider

O iPhone 14 introduziu dois recursos extras de SOS de emergência

O iPhone série 14 e posteriores (incluindo as variantes Plus, Pro e Pro Max) oferecem duas novas maneiras de usar o SOS de emergência.

A primeira é a detecção de colisão. Se o iPhone detectar que você sofreu um acidente de carro – uma parada repentina, um som alto, uma mudança na pressão do ar – ele oferecerá a ativação do SOS de Emergência. Se você não responder ou não puder responder, ele fará a chamada automaticamente.

O segundo é o SOS de Emergência via Satélite, que permite que os proprietários de iPhone 14 e 15 entrem em contato com as equipes de emergência mesmo quando estiverem completamente fora do alcance do sinal de celular. O sistema funciona conectando o usuário a satélites acima da Terra, que retransmitem as mensagens e a localização do usuário para os socorristas próximos à sua localização.

“Desde um homem que foi resgatado depois que seu carro despencou de um penhasco de 400 pés em Los Angeles, até caminhantes perdidos encontrados nas Montanhas Apeninas, na Itália, continuamos a ouvir histórias de nossos clientes que conseguiram se conectar com equipes de emergência quando, de outra forma, não teriam conseguido”, disse o vice-presidente de Marketing Mundial de Produtos para iPhone da Apple, Kaiann Drance, em um comunicado.

A Apple estendeu o acesso gratuito ao sistema Emergency SOS via satélite por mais um ano, mas a empresa não informou quanto custará depois disso.

O SOS de emergência pode enviar mensagens de texto para seus contatos de emergência

As chamadas SOS de emergência são enviadas para o número de telefone do serviço de emergência local – geralmente 190, se você mora no Brasil. Mas você pode configurar o SOS de Emergência para notificar qualquer um dos seus amigos e familiares quando entrar em contato com os serviços de emergência.

Para adicionar um contato de emergência, abra o aplicativo Saúde e toque na sua foto de perfil no canto superior direito. Selecione ID médica, depois Editar no canto superior direito e role para baixo para selecionar Adicionar contato de emergência.

Quando você ativar o SOS de Emergência e entrar em contato com os serviços de emergência, o iPhone enviará uma mensagem de texto a todos os contatos de emergência para alertá-los. O texto também incluirá sua localização atual.

É possível adicionar vários contatos de emergência. Apple; William Antonelli/Insider

Compartilhe esta notícia

Categorias

Mac

iOS

Tutoriais

Notícias relacionadas