Meta vai descontinuar sua plataforma ‘Spark’ para criar filtros de RA para o Instagram

instagram logo generica

Na terça-feira, a Meta anunciou uma grande atualização para o Instagram e seus outros aplicativos. Em vez de adicionar novos recursos, a empresa decidiu remover um: a Meta confirmou que encerrará sua plataforma Spark, que permitia a qualquer pessoa criar filtros de RA para a câmera em aplicativos como Instagram e Facebook.

Filtros de RA do Instagram estão desaparecendo

A Meta criou o Spark como uma resposta ao Snapchat, que já oferecia filtros de RA para fotos. No entanto, após uma “avaliação completa”, a Meta anunciou que encerrará o Spark em 14 de janeiro de 2025.

“Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas que fizeram parte da jornada do Meta Spark. Quando lançamos essa plataforma pela primeira vez, há sete anos, as experiências de realidade aumentada eram novidade para a maioria dos consumidores”, afirmou a empresa em um post de blog.

Com o fim do Spark, tanto o Instagram quanto o Facebook deixarão de oferecer filtros de RA de terceiros para fotos. Apenas os filtros criados pela própria Meta continuarão disponíveis, o que reduzirá significativamente o catálogo de filtros. Muitos criadores têm reclamado da decisão, já que costumam promover seus perfis por meio de filtros personalizados.

A Meta justificou a decisão como parte de “esforços maiores para priorizar produtos que acreditamos atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores”.

Apesar dessa mudança, no entanto, os filtros de RA continuarão disponíveis nos aplicativos da Meta até que o Spark seja encerrado no próximo ano. Mais detalhes estão disponíveis no site da Meta. Em uma nota relacionada, o Instagram anunciou na terça-feira o lançamento de novas fontes, efeitos e animações para textos em Stories e postagens.

Compartilhe esta notícia

Categorias

Mac

iOS

Últimas Notícias

Notícias relacionadas