Jogos da Nintendo no iPhone? Sim, agora é possível!

controle do nintendo

A última atualização da Apple para o iOS no iPhone possibilitou algo que a empresa certamente preferiria manter em segredo: a capacidade de baixar aplicativos de fora da App Store oficial.

A alteração é resultado da Lei de Mercados Digitais da União Europeia, que tem como objetivo impor uma economia digital mais justa e com melhor concorrência, embora a Apple tenha se posicionado firmemente contra a abertura de seu ecossistema durante anos. Atualmente, essa mudança só se aplica à Europa, mas é possível que outras regiões globais sigam o exemplo em uma data posterior.

Por que isso é notável? Bem, parece que a primeira “loja” de aplicativos de terceiros, chamada de AltStore PAL, já está disponível para download com uma pequena taxa única (obrigado, Phone Arena). Isso é particularmente notável para os fãs da Nintendo, pois um dos primeiros aplicativos disponíveis na AltStore PAL é, surpresa das surpresas, um emulador da Nintendo conhecido como Delta (atualização: o Delta também está disponível nos EUA e em outras regiões por meio da Apple App Store oficial).

Quais jogos ou simuladores são possíveis dentro do aplicativo?

O aplicativo é capaz de executar jogos do NES, SNES, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, N64, Nintendo DS e Sega Genesis. Riley Testut, um dos co-desenvolvedores do AltStore e do próprio Delta, vem criando emuladores há mais de uma década e diz em um post de blog que se inspirou muito na comunidade do Smash Bros. que, como diz Testut, “continua lutando para jogar esse jogo de 20 anos”, apesar das medidas controversas da Nintendo.

No entanto, ele afirma que a Delta é mais do que apenas emuladores:

“Trata-se de todos os desenvolvedores independentes que já receberam uma ligação telefônica informando que seu aplicativo foi rejeitado, mas sem dizer como corrigi-lo; todos os estudantes do ensino médio que não puderam lançar seu aplicativo porque “não era bom o suficiente”; todas as startups que perderam suas datas de lançamento porque a Apple solicitou mais um reenvio; todos os usuários que acham que a tecnologia é chata agora (é) e presumem que é assim que tem que ser (não é)”.

Portanto, a AltStore PAL e a Delta contornaram legalmente a própria loja de aplicativos da Apple para permitir que um emulador da Nintendo funcione em dispositivos iOS. Resta saber se a própria Nintendo terá algo a dizer sobre isso.

O que você acha da possibilidade de baixar lojas de aplicativos de terceiros em dispositivos iOS? Gostaria de jogar com emuladores em seu iPhone ou iPad? Compartilha com aquela galera old school que curtia jogar no Nintendo 😉

Compartilhe esta notícia

Categorias

Mac

iOS

Tutoriais

Notícias relacionadas