A Apple anunciou outro conjunto de alterações em suas políticas da App Store e do iPhone na União Europeia. Desta vez, a Apple está expandindo os controles de aplicativos padrão, tornando outros aplicativos originais excluíveis e atualizando a tela de escolha de navegador.
Sumário
ToggleTela de escolha do navegador
A Apple adicionou a tela de escolha de navegador na UE no início deste ano, apresentando aos usuários a opção de escolher o navegador padrão na primeira vez que abrirem o Safari após atualizarem o iPhone para o iOS 17.4. Com uma atualização no final deste ano, a Apple tem mais mudanças planejadas para a tela de escolha de navegador no iPhone e no iPad:
- Todos os usuários que têm o Safari como navegador padrão, incluindo os usuários que já viram a tela de escolha antes da atualização, verão a tela de escolha na primeira inicialização do Safari após a instalação da atualização disponível ainda este ano.
- A tela de escolha não será exibida se o usuário já tiver um navegador diferente do Safari definido como padrão.
- A tela de escolha será exibida uma vez por dispositivo em vez de uma vez por usuário.
- Ao migrar para um novo dispositivo, se (e somente se) o navegador padrão escolhido anteriormente pelo usuário for o Safari, será necessário que o usuário selecione novamente um navegador padrão (ou seja, diferentemente de outras configurações no iOS, a escolha do navegador padrão do usuário não será migrada se essa escolha for o Safari).
Também há mudanças no design da tela de escolha do navegador:
- Os usuários poderão selecionar o navegador padrão diretamente na tela de escolha, tocando no navegador escolhido, sem ver informações descritivas na página de produto da App Store para esse navegador
- As descrições do navegador na tela de escolha incluirão o subtítulo do aplicativo da página de produto da App Store do navegador.Browser descriptions on the choice screen will include the app subtitle from the browser’s App Store product page.
- Os usuários poderão revisar a página de produto da App Store de cada navegador tocando no chevron à direita.
- Os usuários deverão percorrer a lista completa de opções de navegador antes de definir um navegador como padrão.
- Se o navegador padrão escolhido já estiver no dispositivo, o navegador padrão escolhido será aberto automaticamente.
- Se o navegador padrão escolhido ainda não tiver sido baixado no dispositivo, a tela de escolha mostrará o progresso do download do navegador selecionado na tela de escolha antes de abrir automaticamente.
- Se o Safari estiver no Dock do usuário ou na primeira página da tela inicial e o usuário selecionar um navegador que não esteja instalado no dispositivo na tela de escolha, o navegador selecionado substituirá o ícone do Safari no Dock do usuário ou na tela inicial.
- Os desenvolvedores de navegadores na tela de escolha terão acesso a um novo conjunto de dados, disponível por meio de uma API no App Store Connect, sobre o desempenho do navegador na tela de escolha. Esses dados incluirão itens como taxas de seleção na tela de escolha e informações sobre a seleção padrão.
Alterações no aplicativo padrão
Além das alterações nas regras e no design do navegador padrão, a Apple também está fazendo atualizações nas configurações padrão de outros aplicativos. Primeiro, uma atualização futura do iOS 18 e do iPadOS 18 adicionará uma nova seção de aplicativos padrão ao aplicativo Ajustes, onde os usuários poderão gerenciar suas configurações padrão.
Atualmente, os usuários da UE podem definir padrões para o navegador, aplicativo de e-mail, mercado de aplicativos e aplicativos sem contato. A Apple ampliará essas opções ainda este ano, permitindo que os usuários definam padrões para chamadas telefônicas, mensagens, gerenciadores de senhas, teclados e filtros de spam de chamadas.