Com o Apple Intelligence, a Apple pretende tornar a Siri mais inteligente do que nunca. O assistente pessoal poderá aprender mais sobre você, fazer mais em aplicativos e passar as rédeas para um assistente virtual mais inteligente quando necessário.
Alguns dos novos recursos da Siri já estão disponíveis, enquanto outros só serão lançados em 2025. Este guia destaca tudo o que há de novo na Siri graças à Inteligência da Apple.
Design atualizado da Siri
A Siri tem um design renovado nos aparelhos compatíveis com o Apple Intelligence. Em vez do pequeno comprimento de onda que costumava ser exibido ao ativar a Siri, agora há um brilho variegado rosa/roxo/azul/laranja que envolve todo o iPhone, com as cores mudando conforme a Siri ouve um comando.
Melhor compreensão do idioma
A Siri pode entender melhor a linguagem de conversação e as solicitações, portanto, se você tropeçar nas palavras ou mudar de ideia no meio da frase, a Siri ainda poderá acompanhar o que você está dizendo.
A Siri também é capaz de manter o contexto entre as solicitações, de modo que você pode se referir a algo em uma solicitação anterior, e a Siri entenderá do que você está falando. Portanto, se você usar a Siri para criar um evento no calendário, poderá perguntar “Como estará o tempo lá?” e a Siri saberá onde fica “lá”.
Voz aprimorada
A Siri tem uma voz nova e mais natural.
Digite para a Siri
Há um recurso Type to Siri incorporado para que você não precise falar com a Siri para interagir com o assistente pessoal. Para usá-lo, toque duas vezes na parte inferior do iPhone ou iPad para abrir uma barra de texto e, a partir daí, basta digitar sua solicitação.
Digitar para a Siri pode ser usado da mesma forma que falar com a Siri, e a Siri é capaz de fornecer informações sem falar em voz alta. É um recurso útil para situações públicas em que você não pode falar e não quer que a Siri fale de volta para você.
Siri no Mac
Embora este guia se concentre no iPhone e no iPad, a nova e mais inteligente Siri também está disponível no Mac. A opção Digitar para a Siri pode ser ativada no aplicativo Configurações e pode ser atribuída a um atalho, como pressionar o botão Command duas vezes.
Conhecimento sobre produtos Apple
A Apple ensinou a Siri sobre todos os seus produtos, portanto, se você quiser saber como usar um recurso ou como concluir uma tarefa, poderá pedir ajuda à Siri. A Siri pode fornecer instruções passo a passo sobre como usar os recursos do iPhone, iPad e Mac.
Integração do ChatGPT (iOS 18.2)
No iOS 18.2, a integração do ChatGPT está disponível com a Siri. Se um usuário fizer uma pergunta que a Siri não seja capaz de atender, o ChatGPT poderá fornecer uma resposta em seu lugar, desde que o usuário dê permissão.
A Siri pode acessar o ChatGPT e retransmitir a resposta do ChatGPT sem a necessidade de trocar de aplicativo ou usar outras ferramentas.
A integração do Siri com o ChatGPT pode ser usada essencialmente para fazer qualquer coisa que você possa fazer com o aplicativo ChatGPT ou com o ChatGPT na Web, é simplesmente uma maneira mais fácil de acessar o ChatGPT.
Identificação de objetos
Para qualquer coisa na sua tela, como uma imagem, você pode fazer uma pergunta à Siri sobre ela. Se você tiver uma foto de uma planta, por exemplo, ao perguntar “O que é isso?”, a Siri enviará uma captura de tela para o ChatGPT, e o ChatGPT tentará fornecer o contexto.
Isso funciona com imagens na Web, suas fotos, algo que você está visualizando por meio do aplicativo Câmera, texto e muito mais.
O ChatGPT pode ser usado para descrever uma cena, o que é útil para pessoas que podem ter problemas de visão. Abrir o aplicativo Câmera, ativar a Siri e perguntar “O que é isso?” fornecerá uma descrição detalhada do que estiver à sua frente.
A opção de enviar imagens para o ChatGPT a partir de capturas de tela é diferente do recurso de reconhecimento da Siri na tela que a Apple planeja implementar no futuro.
Informações de documentos
Para e-mails, documentos, PDFs e outros, o ChatGPT pode fornecer um resumo. Quando você pergunta “Você pode resumir isso?” a Siri enviará uma captura de tela ou o documento inteiro, o que inclui PDFs completos. É um recurso útil para obter uma visão geral rápida do conteúdo de um documento longo.For emails, documents, PDFs, and more, ChatGPT can provide a summary. When you ask “Can you summarize this?” Siri will send a screenshot or the entire document, which includes full PDFs. It’s a useful feature for getting a quick overview of the content of a long document.
Para PDFs ou documentos longos, toque nas setas para garantir que o documento completo seja enviado ao ChatGPT em vez de apenas uma captura de tela.
Em vez de solicitar um resumo, você pode fazer uma pergunta específica sobre um documento. Se estiver analisando uma apólice de seguro, você pode perguntar “Quais são os limites dessa apólice?” ou “Quais são as exclusões?” para obter informações mais personalizadas.
Verificação de ortografia e gramática
Se tiver escrito um e-mail, em vez de selecioná-lo e usar as Ferramentas de Redação para verificar se há erros de ortografia e gramática, você pode pedir à Siri para dar uma olhada, e a Siri enviará uma captura de tela para o ChatGPT. “Você pode dar uma olhada para ver se há erros?” funciona como um comando para esse recurso.
O ChatGPT também pode ser usado para reescrever e refinar o que você escreveu, mas observe que ele não é igual às ferramentas de escrita da Apple.
Geração de texto e imagens
O ChatGPT pode gerar texto do zero com base em solicitações que lhe são dadas. Você pode, por exemplo, pedir à Siri que peça ao ChatGPT para escrever um poema ou uma carta educada para um amigo, e o ChatGPT criará algo do zero.
Alguns exemplos de solicitações que você pode usar:
- Escreva um poema sobre a Apple
- Crie uma música sobre o Google
- Ajude-me a escrever uma carta para meu amigo
- Escreva três parágrafos sobre gatos laranja
- Escreva para mim um post de mídia social sobre o Dia de Ação de Graças
- Reescreva isso para ser mais conciso
- Crie uma história para dormir sobre um dragão
Se o ChatGPT escrever algo para você, você pode tocar no ícone de cópia para copiá-lo para a área de transferência e colá-lo no Notes, Messages, em um documento ou em um e-mail.
Você também pode criar imagens. Usando o mecanismo Dall-E 3, o ChatGPT pode criar imagens realistas geradas por IA, algo que não pode ser feito com o Apple Intelligence. Para solicitações de imagens, é mais fácil dizer à Siri “Diga ao ChatGPT para fazer uma imagem de [coisa que você quer uma imagem]”, porque se você pedir à Siri para fazer uma imagem ou gerar uma imagem, ela geralmente exibirá imagens da Web.
Respondendo a perguntas
Um dos melhores casos de uso do ChatGPT por meio da Siri é obter respostas para consultas que são um pouco complexas demais para a Siri. As perguntas que a Siri não consegue resolver serão entregues ao ChatGPT com sua permissão, mas você também pode forçar a Siri a usar o ChatGPT em vez do mecanismo interno da Siri, alterando as perguntas com “Ask ChatGPT”.
Por exemplo, uma pergunta sobre a bateria usada por um controle de Xbox terá como fonte a Wikipedia e não o ChatGPT, mas especificamente “Ask ChatGPT what battery an Xbox controller uses” (Pergunte ao ChatGPT qual bateria um controle de Xbox usa) fará com que a Siri apresente a pergunta ao ChatGPT.
As respostas do ChatGPT podem, às vezes, ser mais informativas. Ao perguntar à Siri como substituir os ovos em uma receita, você só encontra alternativas, mas a resposta do ChatGPT para a mesma pergunta fornece a quantidade de um ingrediente que você pode querer adicionar para equivaler a um ovo.
Alguns exemplos de perguntas para as quais a Siri consultará automaticamente o ChatGPT:
- Quais são os cinco tipos de cogumelos comestíveis na Carolina do Norte?
- O que devo levar na mala para uma viagem à praia no inverno?
- Quais são os lugares imperdíveis em Paris?
- O que devo fazer neste fim de semana?
- Quero uma receita de pão de banana
- Dê-me instruções sobre como cortar uma manga
- Quando é a estação do abacate?
- Sugira boas músicas para uma noite tranquila de sexta-feira
- Qual é uma boa atividade interna para fazer quando está chovendo?
Outras coisas que você pode pedir ao ChatGPT para fazer
- Escrever código
- Depurar código
- Obter ajuda com a lição de casa
- Faça cálculos, traduções, conversões e muito mais
- Gerar ideias de presentes
- Crie nomes para empresas, animais de estimação, personagens e muito mais
- Criar perguntas triviais ou enigmas
- Planejar viagens
- Criar planos de refeições
- Obter receitas com ingredientes que você tem
- Gerar piadas
- Sugerir filmes, programas de TV e livros com base em parâmetros específicos
- Resumir programas de TV e filmes
- Gerar sugestões de desenho/escrita
Embora a Siri possa fazer todas essas coisas com a ajuda do ChatGPT, a falta de continuidade com a versão Siri do ChatGPT dificulta a conclusão de tarefas que não sejam solicitações únicas. A criação de um plano de refeições, por exemplo, funciona melhor com a interface real do ChatGPT, porque você pode ter uma conversa mais intensa em vez de depender de uma única solicitação.
Configurações e privacidade do ChatGPT
A integração do ChatGPT precisa ser ativada e, depois disso, cada solicitação requer permissão do usuário. Há uma opção para desativar a permissão extra, desativando a opção “Confirmar solicitações do ChatGPT”.
A opção pode ser acessada abrindo o aplicativo Configurações, escolhendo Apple Intelligence e, em seguida, tocando em ChatGPT. Com o recurso desativado, a Siri não perguntará todas as vezes antes de enviar informações ao ChatGPT.
No entanto, a Siri sempre pedirá permissão antes de enviar um arquivo para o ChatGPT, mesmo com o recurso de confirmação de solicitações desativado.
Quanto à privacidade, não é necessário fazer login para usar o ChatGPT, e nem a Apple nem a OpenAI registram suas solicitações. Mas se você fizer login com uma conta paga, o ChatGPT poderá manter uma cópia das solicitações.
ChatGPT – Gratuito vs. Pago
A integração do ChatGPT inclui um número limitado de solicitações que usam o ChatGPT-4o, a versão mais recente do ChatGPT, gratuitamente. Depois que essas solicitações são usadas, a integração do ChatGPT usa o 4o Mini, que é menos avançado e consome menos recursos.
Os assinantes do ChatGPT Plus recebem mais solicitações do ChatGPT-4o. O preço do ChatGPT Plus é de US$ 20 por mês, e os usuários do iPhone que ainda não têm o ChatGPT Plus podem se inscrever diretamente na seção Apple Intelligence do aplicativo Ajustes.
Os usuários da Apple têm acesso essencialmente ao plano básico do ChatGPT, de modo que as solicitações que usam recursos avançados são redefinidas a cada 24 horas. Com esse plano, podem ser geradas duas imagens por dia.
ChatGPT vs. Apple Intelligence
Há uma sobreposição entre o que é possível fazer com o Apple Intelligence e o que você pode fazer com a integração do ChatGPT, mas há algumas distinções. O Apple Intelligence tem ferramentas de escrita para reescrever e editar o que você já escreveu, mas o ChatGPT pode escrever conteúdo do zero.
O Image Playground, o Image Wand e o Genmoji permitem que você gere imagens, mas o Apple Intelligence não gera imagens com aparência realista. Em vez disso, os estilos são limitados àqueles que parecem animados ou desenhados. No entanto, o ChatGPT gerará imagens realistas.
O Apple Intelligence pode ser usado para resumir documentos, mas somente quando você seleciona o texto e seleciona a opção Summarize (Resumir) em Writing Tools (Ferramentas de escrita). O Apple Intelligence não pode responder a perguntas mais específicas sobre PDFs e documentos, portanto, o ChatGPT tem uma vantagem para esse tipo de consulta.
Limitações do ChatGPT
Quando você faz uma pergunta ao ChatGPT por meio da Siri, precisa ler a resposta imediatamente, pois ela não fica na tela por muito tempo. A Apple também não mantém um registro da resposta.
Se você estiver conectado ao ChatGPT, há um histórico na sua conta OpenAI, mas se você não estiver conectado, não há como salvar as informações que você recebeu do ChatGPT e não há registro.
Outros chatbots
A Apple só adicionou a integração com o ChatGPT no momento, mas o suporte ao Google Gemini está planejado para o futuro.
Recursos de inteligência da Apple para a Siri no próximo ano
Há vários recursos da Siri que ainda estão em desenvolvimento, com a Apple planejando adicionar esses recursos à Siri no próximo ano. O cronograma ainda não é concreto, mas os rumores sugerem que os veremos no iOS 18.4 na primavera.
Contexto pessoal
A Siri poderá acompanhar seus e-mails, mensagens, arquivos, fotos e muito mais, aprendendo mais sobre você para ajudá-lo a concluir tarefas e acompanhar o que lhe foi enviado.
- Mostre-me os arquivos que o Eric me enviou na semana passada.
- Localize o e-mail em que Eric mencionou a patinação no gelo.
- Encontre os livros que o Eric me recomendou.
- Onde está a receita que o Eric me enviou?
- Qual é o número do meu passaporte?
Consciência na tela
A Siri será capaz de saber o que está na sua tela e realizar ações que envolvam o que você estiver vendo. Se alguém lhe enviar um endereço por mensagem de texto, por exemplo, você poderá dizer à Siri para adicioná-lo ao seu cartão de contato. Ou, se estiver olhando uma foto e quiser enviá-la para alguém, pode pedir à Siri que faça isso por você.
Integração mais profunda com aplicativos
A Siri poderá fazer mais nos aplicativos e entre eles, realizando ações e concluindo tarefas que não são possíveis com o assistente pessoal atualmente. Não temos uma visão completa do que a Siri será capaz de fazer, mas a Apple forneceu alguns exemplos do que podemos esperar.
- Mover arquivos de um aplicativo para outro.
- Editar uma foto e enviá-la para alguém.
- Obter direções para casa e compartilhar o ETA com Eric.
- Enviar o e-mail que redigi para o Eric.
A próxima fase da Siri
Depois que todos os recursos do Siri Apple Intelligence tiverem sido implementados no iOS 18, a Apple planeja revelar a próxima geração do Siri, que contará com modelos de linguagem grandes. Uma versão LLM da Siri já está em desenvolvimento e poderá competir melhor com chatbots como o ChatGPT.
A Siri LLM será capaz de manter conversas contínuas e será mais parecida com uma conversa com um ser humano. A integração de modelos de linguagem ampla permitirá que a Siri execute tarefas mais complexas e, no futuro, ela provavelmente não precisará depender do ChatGPT.
A versão atualizada da Siri substituirá a versão atual da Siri no futuro. Espera-se que a Apple anuncie o LLM Siri em 2025, juntamente com a introdução do iOS 19, mas a atualização provavelmente não será lançada até a primavera de 2026.
Inteligência da Apple Privacidade
O Apple Intelligence foi projetado com a privacidade em mente, e muitas solicitações são tratadas no dispositivo. Todo o aprendizado de contexto pessoal, por exemplo, é feito com inteligência no dispositivo e nada sai do seu iPhone ou iPad.
Para solicitações que precisam do poder de processamento de um servidor em nuvem, a Apple está usando o Private Cloud Compute em máquinas de silício da Apple para lidar com tarefas complexas, preservando a privacidade do usuário. A Apple promete que os dados não são armazenados e são usados apenas para as solicitações dos usuários.
Dispositivos compatíveis com o Apple Intelligence
O Apple Intelligence está disponível no iPhone 15 Pro, no iPhone 15 Pro Max, em todos os modelos do iPhone 16, no iPad mini com chip A17 Pro, em todos os iPads com chip de silício da Apple e em todos os Macs com chip de silício da Apple.
Data de lançamento
O iOS 18.2 e o iPadOS 18.2 com integração ao Image Wand serão lançados em dezembro, com a Apple provavelmente planejando um lançamento de software em 9 de dezembro