EUA e a Apple chegaram num acordo sobre o acesso NFC para pagamentos móveis no iPhone.

A Comissão Europeia anunciou a aceitação dos compromissos feitos pela Apple para abordar preocupações relacionadas à recusa de conceder acesso a rivais da tecnologia NFC para pagamentos no iPhone.

A Comissão encontrou preliminarmente que a Apple possui um poder de mercado significativo no mercado de dispositivos móveis inteligentes e uma posição dominante no mercado de carteiras móveis em lojas no iOS. Observou que o Apple Pay é a única carteira móvel que pode acessar o hardware e software NFC (entrada NFC) no iOS para fazer pagamentos em lojas, já que a Apple não o disponibiliza para desenvolvedores de carteiras móveis de terceiros.

Em sua investigação, a Comissão concluiu preliminarmente que a Apple abusou de sua posição dominante ao recusar fornecer a entrada NFC no iOS para desenvolvedores de carteiras móveis concorrentes, reservando tal acesso apenas ao Apple Pay.

Para abordar as preocupações da Comissão sobre concorrência, a Apple inicialmente ofereceu os seguintes compromissos:

Permitir que provedores de carteiras terceirizadas acessem a entrada NFC em dispositivos iOS gratuitamente, sem precisar usar o Apple Pay ou o Apple Wallet. A Apple habilitará o acesso ao NFC no modo Host Card Emulation (HCE). O HCE permite armazenar credenciais de pagamento com segurança e concluir transações usando NFC, sem depender de um elemento seguro no dispositivo.


Aplicar um procedimento justo, objetivo, transparente e não discriminatório e critérios de elegibilidade para conceder acesso NFC a desenvolvedores de aplicativos de carteira móvel terceirizados.


Permitir que os usuários definam facilmente um aplicativo de pagamento HCE como seu aplicativo padrão para pagamentos em lojas e usem funcionalidades relevantes, como Field Detect (que abre o aplicativo de pagamento padrão do usuário quando um iPhone bloqueado é apresentado a um leitor NFC), Double-click (que inicia o aplicativo de pagamento padrão ao clicar duas vezes no botão lateral ou home do telefone) e ferramentas de autenticação, como Touch ID, Face ID e senha do dispositivo.


Estabelecer um mecanismo de monitoramento e um sistema separado de solução de controvérsias para permitir a revisão independente das decisões da Apple que restringem o acesso.


Aplicar os compromissos acima mencionados a todos os desenvolvedores de aplicativos móveis de terceiros estabelecidos na Área Econômica Europeia (AEE) e a todos os usuários do iOS com um ID Apple registrado na AEE, também enquanto viajam temporariamente para fora da AEE.

Entre 19 de janeiro de 2024 e 19 de fevereiro de 2024, a Comissão testou os compromissos de mercado da Apple e consultou todos os terceiros interessados ​​para verificar se eles removeriam suas preocupações com a concorrência. À luz do resultado deste teste de mercado, a Apple alterou a proposta inicial e se comprometeu a:

Estender a possibilidade de iniciar pagamentos com aplicativos de pagamento HCE em outros terminais certificados pelo setor, como telefones comerciais ou dispositivos usados ​​como terminal (chamados SoftPOS), se isso estiver habilitado.


Reconhecer explicitamente que os desenvolvedores de HCE não são impedidos de combinar a função de pagamento HCE com outras funcionalidades ou casos de uso NFC.


Remover a exigência de que os desenvolvedores tenham uma licença como um Provedor de Serviços de Pagamento (PSP) ou um acordo vinculativo com um PSP para acessar a entrada NFC.


Permitir acesso NFC para desenvolvedores pré-criarem aplicativos de pagamento para provedores de carteira móvel de terceiros.


Atualizar a arquitetura HCE para cumprir com os padrões da indústria em evolução usados ​​pelo Apple Pay e continuar a atualizar os padrões mesmo que eles não sejam mais implementados pelo Apple Pay, sob certas condições.


Permitir que os desenvolvedores solicitem aos usuários que configurem facilmente seu aplicativo de pagamento padrão e redirecionem os usuários para a página de configurações NFC padrão, permitindo a inadimplência com apenas alguns cliques.


Para cumprir com as mesmas especificações padrão da indústria que os desenvolvedores de aplicativos de pagamento HCE e para proteger informações confidenciais obtidas no contexto de uma auditoria.


Para encurtar os prazos para resolução de disputas. Além disso, a Apple ofereceu independência adicional e garantias processuais para o administrador de monitoramento.

A Comissão Europeia concluiu que os compromissos da Apple para abordar as preocupações de concorrência em relação ao acesso de desenvolvedores de carteiras móveis de terceiros a pagamentos NFC para usuários iOS no EEE são satisfatórios. Esses compromissos, que serão juridicamente vinculativos por dez anos, serão monitorados por um administrador nomeado pela Apple que se reportará à Comissão. Esses compromissos não afetam as obrigações atuais ou futuras da Apple sob outras regulamentações, incluindo o Digital Markets Act e a implementação do Euro Digital.

Compartilhe esta notícia

Categorias

Mac

iOS

Últimas Notícias

Notícias relacionadas