Apple “investigando” Macs com conectividade celular

A Apple está considerando trazer a conectividade celular para a linha Mac pela primeira vez, relata Mark Gurman, da Bloomberg. Diz-se que a empresa de Cupertino está “investigando” a possibilidade de adicionar um chip de modem a um futuro Mac, mas um Mac com celular provavelmente não será lançado até 2026 ou mais tarde.
No início de 2025, a Apple planeja introduzir o chip 5G personalizado que vem sendo trabalhado há anos. O chip do modem será adicionado ao iPhone SE, ao iPad de baixo custo e ao iPhone 17 “Air”, dando à Apple a oportunidade de testar a tecnologia antes de lançá-la nos principais dispositivos.

A partir daí, o chip de modem 5G personalizado da Apple será expandido para outros iPhones e iPads em um período de três anos, e também poderá chegar ao Mac. Um Mac com um chip 5G seria capaz de se conectar a uma rede celular da mesma forma que um iPhone ou iPad habilitado para 5G, e não seria necessário Wi-Fi ou um hotspot de celular.

O primeiro chip de modem da Apple será limitado a velocidades 5G abaixo de 6 GHz, mas a versão de segunda geração será compatível com a tecnologia mmWave mais rápida. A Apple pretende superar a Qualcomm com um modelo de terceira geração, oferecendo melhor desempenho e recursos de IA. No ano passado, Gurman disse que os Macs com chips de modem projetados pela Apple seriam lançados em 2028, no mínimo, com a Apple planejando integrar a conectividade 5G em seus chips de silício da Apple.

Há rumores de que os Macs com conectividade 5G existem há vários anos e, já em 2008, a Apple considerou a possibilidade de adicionar um chip de modem ao MacBook Air. O então CEO Steve Jobs disse que a Apple decidiu não fazê-lo porque o chip de modem ocuparia muito espaço no gabinete e prenderia os clientes a uma operadora específica, mas a tecnologia de chip evoluiu muito desde então.

Compartilhe esta notícia

Categorias

Mac

iOS

Últimas Notícias

Notícias relacionadas