A próxima geração do Apple Watch Ultra deve ganhar conectividade via satélite, informa Mark Gurman, da Bloomberg. A Apple introduziu pela primeira vez a conectividade via satélite para mensagens de texto fora da rede com o iPhone 14, e o recurso foi incluído no iPhone 15 e no iPhone 16, mas nenhum Apple Watch até o momento.O Apple Watch Ultra 2025 da Apple será capaz de se conectar a uma rede de satélite como o iPhone, permitindo que os usuários enviem mensagens de texto via satélite quando as redes de celular e Wi-Fi não estiverem disponíveis.
Quando a conectividade via satélite foi lançada pela primeira vez, ela era limitada a mensagens de texto de emergência, mas no iOS 18, a Apple a expandiu para permitir que os usuários enviassem mensagens de texto para qualquer pessoa.
A Apple espera que o recurso de satélite incentive os proprietários do Apple Watch a atualizar para um novo Apple Watch Ultra, com o modelo de terceira geração previsto para ser lançado em setembro de 2025. A conectividade via satélite também permitiria à Apple competir melhor com empresas como a Garmin, que fabrica hardware de satélite dedicado para uso em emergências fora da rede.
O Apple Watch Ultra é voltado para caminhantes, mergulhadores e aventureiros, e a conectividade via satélite para o dispositivo acrescentaria outra camada de segurança para atividades que não estão próximas a torres de celular.
Até o momento, a Apple ainda não cobra pela conectividade via satélite, e ainda não há informações sobre o que a empresa poderá cobrar. Todos os iPhones vêm com dois anos de conectividade gratuita, e esse provavelmente também será o caso do Apple Watch Ultra.
A Apple também está planejando parar de usar os modems celulares da Intel nos futuros modelos do Apple Watch, passando a usar a tecnologia da MediaTek. O chip de modem da MediaTek adiciona suporte para o 5G Recap, um serviço 5G projetado para dispositivos conectados e wearables que não precisam de velocidades 5G padrão. Os modelos atuais do Apple Watch para celular ainda usam 4G LTE, embora a Apple esteja usando 5G em iPhones há vários anos.