Esperamos que a Apple lance o MacBook Pro M4 até o final do mês, e os relatos da cadeia de suprimentos parecem confirmar isso.
Relatórios de receita e remessa de três fornecedores de Mac sugerem que a produção está indo bem, já que a Apple está estocando máquinas prontas para o lançamento…
Cronograma previsto para Macs M4
A Apple agora parece estar seguindo um ciclo anual de atualizações para os Macs, e os modelos M3 do MacBook Pro e do iMac foram lançados no evento “Scary Fast” em outubro do ano passado.
Mark Gurman, da Bloomberg, informou no verão que o cronograma de lançamento para os Macs M4 era:
MacBook Pro, iMac e Mac mini “ainda este ano”
MacBook Air, Mac Studio e Mac Pro em 2025
Desde então, Gurman ajustou a previsão para um lançamento em outubro, com as máquinas indo às lojas no dia 1º de novembro.
Vale destacar que ele errou em um ponto: ele esperava um evento da Apple este mês que incluiria o iPad mini 7. No lugar disso, a empresa anunciou o novo iPad mini em um comunicado à imprensa.
Agora, não está claro se vai ter um evento em outubro ou apenas anúncios de comunicados de imprensa para os Macs M4. Mas a atualização do iPad mini foi bem pequena, o que torna um anúncio discreto mais adequado, então isso não descarta necessariamente um evento específico para os Macs.
Relatório de produção do MacBook Pro M4
O Digitimes diz que a principal montadora de Mac, a Compal, aumentou bastante a produção em setembro, o que parece estar alinhado com a preparação do estoque para um lançamento em outubro ou novembro. Isso foi confirmado por dois fornecedores de componentes para Mac que também relataram aumento nas receitas no mês passado.
A Apple deve apresentar novos modelos de MacBook Pro com o chip M4 mais recente em outubro, o que pode aumentar as remessas de componentes relacionados. Essa tendência fica clara nos relatórios de receita de fabricantes de componentes como Jarllytec e Shin Zu Shing para setembro. A Quanta também viu suas remessas de notebooks em setembro aumentarem para 4,9 milhões de unidades, representando um crescimento de 13% em relação a agosto.
Provavelmente já estamos por dentro das especificações.
Há evidências crescentes de que os supostos vazamentos da caixa do MacBook Pro M4 e o vídeo de unboxing que rolou são reais.
Houve uma certa hesitação porque a caixa mostrava um papel de parede antigo, mas isso também rolou com o iPad mini 7, descartando efetivamente uma fonte de dúvida.
Dissemos na época que as especificações eram confiáveis, então agora podemos saber exatamente o que esperar:
CPU de 10 núcleos, GPU de 10 núcleos (superando a CPU de 8 núcleos do M3)
16 GB de RAM (subindo de 8 GB)
512 GB de armazenamento
Três portas Thunderbolt 4 (em vez de duas no modelo básico)