A Apple está trabalhando em um iPad dobrável “gigante” que se desdobra no tamanho de dois iPad Pros lado a lado, que a empresa pretende lançar por volta de 2028, de acordo com Mark Gurman da Bloomberg.
Em seu último boletim informativo da Power On, Gurman diz que a Apple vem desenvolvendo o dobrável há alguns anos e está buscando uma tela de aproximadamente 20 polegadas para atrair os clientes que querem a maior tela possível em um dispositivo portátil.
Gurman diz que o principal objetivo da Apple é evitar o vinco que passa pelo meio da tela, acima da dobradiça, quando o dispositivo está na posição aberta. O vinco permaneceu evidente até mesmo na safra atual de telefones dobráveis da Samsung, que tentou e não conseguiu se livrar dele desde seu dispositivo Galaxy Fold, lançado em 2019.
Por outro lado, a Apple quer que seu iPad dobrável se pareça com “uma peça única e ininterrupta de vidro”. Ainda não está claro se isso será possível, embora a empresa tenha feito progressos: Gurman relata que os protótipos desse novo produto dentro do grupo de design industrial da Apple têm um vinco quase invisível. “Ainda é muito cedo para dizer se a Apple conseguirá se livrar totalmente dele”, observa o repórter.
Quanto ao sistema operacional que o iPad dobrável executará, Gurman admite que isso ainda não está claro, mas ele disse o seguinte:
Meu palpite é que será o iPadOS ou uma variante dele. Não acredito que será um verdadeiro híbrido iPad-Mac, mas o dispositivo terá elementos de ambos. Quando 2028 chegar, o iPadOS deverá estar avançado o suficiente para executar aplicativos do macOS, mas também faz sentido oferecer suporte a acessórios do iPad, como o Apple Pencil.
Gurman diz que a maior parte do trabalho da Apple em dobráveis está concentrada no dispositivo de 20 polegadas “mais sofisticado”, mas ele afirma que a Apple continua a explorar o conceito de iPhone dobrável, que há muito tempo é objeto de rumores.
Apesar de a Apple ser a única grande fabricante de smartphones sem um dobrável, Gurman não prevê a chegada de um iPhone dobrável antes de 2026, na melhor das hipóteses.
Na semana passada, o MacRumors informou sobre um documento compartilhado no X que supostamente revela os planos de exibição da Apple. O roteiro mostra que a Apple pretende usar uma tela dobrável de 18,8 polegadas entre 2028 e 2030, e Gurman diz que isso “geralmente se alinha com o que ouvi sobre um computador dobrável da Apple”.
Notavelmente, um relatório no fim de semana do The Wall Street Journal afirmou que a Apple está planejando dois dispositivos dobráveis, um dos quais é “destinado a servir como um laptop” e “tem uma tela que se desdobra para ser quase tão grande quanto alguns monitores de desktop, com cerca de 19 polegadas”. Não está imediatamente claro se esse e o iPad dobrável relatado por Gurman são a mesma coisa, mas é uma possibilidade.
Enquanto isso, diz-se que o dispositivo menor é essencialmente um iPhone com um design dobrável para dentro que se desdobra em um tamanho de tela que seria maior do que um iPhone 16 Pro Max. O relatório do WSJ disse que os executivos da Apple estão pressionando por um lançamento em 2026, mas a empresa pode precisar de mais um ano para enfrentar os desafios técnicos, um dos quais está presumivelmente relacionado ao vinco.