Espera-se que o iPhone 17 Air substitua o modelo Plus na linha de produtos da Apple e, segundo informações, oferecerá um design significativamente mais fino do que os modelos atuais do iPhone.
A fase NPI faz a transição de um produto do conceito para a produção em massa, começando com a validação do projeto e o teste do protótipo, seguidos pela qualificação do fornecedor e pelo desenvolvimento do processo de fabricação.
As execuções de produção piloto testam a montagem e refinam o controle de qualidade, com o objetivo final de aumentar a produção em escala total.
O aparelho será cerca de dois milímetros mais fino do que o atual iPhone 16 Pro, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg.
Quanto ao tamanho, espera-se que o iPhone 17 Air fique em algum lugar entre o iPhone 17 Pro e o 17 Pro Max. Rumores separados afirmam que 6,55 polegadas, 6,6 polegadas e 6,65 polegadas são os tamanhos de tela escolhidos pela Apple, o que o tornaria menor que o iPhone 17 Pro Max, e maior que o 17 Pro.
A Apple concentrou-se em tornar o chip mais integrado a outros componentes projetados pela Apple, para economizar espaço no iPhone, sem sacrificar a duração da bateria ou a qualidade da tela, de acordo com Gurman.
Enquanto isso, a câmera traseira será realocada do lado superior esquerdo do iPhone para o centro do dispositivo, de acordo com o The Information. O analista Jeff Pu acredita que a câmera contará com uma única lente de 48 megapixels.
O iPhone 17 Air será lançado no próximo ano juntamente com o iPhone 17 padrão, o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max, cujos modelos Pro terão mudanças significativas em seu próprio design.