O Mac mini da Apple destaca-se como uma potência em formato compacto, entregando desempenho impressionante em um dispositivo pequeno. Agora, com rumores de um novo modelo totalmente reformulado prestes a ser anunciado, a expectativa cresce. Todos estão ansiosos para ver o que a Apple revelará em breve.
Com conectividade aprimorada e grandes atualizações de hardware, o próximo Mac mini promete trazer melhorias significativas, tornando-o mais atraente do que nunca. Confira cinco motivos para se empolgar com a próxima geração deste adorado desktop compacto.
Grande Reformulação
A Apple está pronta para apresentar modelos do Mac mini completamente redesenhados, conforme revela Mark Gurman, da Bloomberg. Este será o primeiro grande redesign desde 2010, transformando-o no menor computador de mesa da Apple. O novo Mac mini será mais fino, mantendo seu invólucro de alumínio, e terá um tamanho semelhante ao da Apple TV, mas com maior altura. Fontes internas descrevem o dispositivo como “basicamente um iPad Pro em uma caixa compacta”.
Cinco Portas USB-C
Segundo Mark Gurman e um relatório vazado da Apple, o próximo Mac mini virá equipado com cinco portas USB-C. Assim como no Mac Studio, duas dessas portas estarão na parte frontal. Algumas delas oferecerão suporte ao Thunderbolt 4, mantendo a mesma interface USB-C. No entanto, o modelo com todas as cinco portas deve ser exclusivo das versões M4 Pro do Mac mini.
Chip M4
O novo Mac mini trará as opções de configuração com chips M4 e M4 Pro, superando os atuais M2 e M2 Pro. Fabricado com tecnologia de 3 nm, o M4 oferece maior desempenho e eficiência energética graças às inovações da TSMC. Além disso, o Neural Engine aprimorado pode executar até 38 trilhões de operações por segundo, acelerando tarefas de IA e proporcionando velocidades de computação muito mais rápidas.
16 GB de RAM Básica
Em agosto, Mark Gurman informou que a Apple testou quatro novos modelos de Mac, todos equipados com o chip M4 e oferecendo 16 GB ou 32 GB de memória unificada. Esse aumento para 16 GB como configuração padrão elimina uma crítica antiga sobre os 8 GB de RAM, considerados insuficientes por muitos usuários criativos e profissionais. Com 16 GB, o Mac mini torna-se uma escolha ainda mais poderosa para trabalho intensivo.
Inteligência Apple
A Apple planeja destacar os novos recursos de inteligência artificial da linha de chips M4 com o lançamento do macOS Sequoia 15.1, agendado para 28 de outubro. A atualização trará avanços na Siri, Respostas Inteligentes no Mail e Mensagens, Mensagens Prioritárias, Memory Movie e Limpeza de Fotos. Outros recursos de IA serão implementados em fases com futuras atualizações.
Tempo de Lançamento
A Apple deve anunciar o novo Mac mini até o final de outubro, com previsão de lançamento no início de novembro. Mark Gurman comentou que o “lançamento do M4 Mac” está programado para a próxima semana, mas sem uma data específica. Está ansioso para ver o modelo revisado? Deixe sua opinião nos comentários!